sexta-feira, 25 de abril de 2008

Os filhos dela


A mãe fica (sempre) até ao fim.
O fotógrafo espanhol Pep Bonet acompanha a Medecins sans frontieres e, na Somália, descobre-se o único país do mundo em que não há governo. A mãe ampara, olhos que já viram muito, habituados a ver nascer e morrer. Os olhos olham para dentro da humanidade, de nós todos, parecendo, só na aparência, perdidos.
É que na Somália é assim:




(fotografia de Pep bonet)


E no Darfur, a caminho do Sudão, as crianças dizem «Quando for grande quero estar vivo» .

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Um jantar

Na visita de S.S. Bento XVI a Washington e Nova Iorque há muitas coisas impressionantes a notar, deste Papa que nos tem dado muito.

À chegada, 15 de Abril, o Presidente veio recebê-lo à base militar de Andrews, coisa que G. W. Bush nunca fizera a nenhuma personalidade nos seus 7 anos de mandato.

Ora sucedia que para o dia seguinte, o dia aniversário de Ratzinger, 81 anos, estava organizado um jantar, no Salão Leste da Casa Branca.

Bento XVI não o incluiu na agenda e de facto lá não esteve presente.

A ausência sabia-se pelo menos desde 11 de Abril, pelo porta-voz da Casa Branca, cujo embaraço é curioso de acompanhar.

Nenhum alegado conflito na agenda papal escondeu o assunto sob o manto da diplomacia: à hora do jantar, 19h30 locais, Bento XVI já descansava na Nunciatura Apostólica de Washington.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Um sacerdote

O Padre Fernando Belo, um coração pleno de amor em Almada, completa hoje 70 anos. Sim, é verdade, e não parece. Bem haja, com a sua elevadíssima urbanidade, calor, entrega, e capacidade de chegar a todos, dos mais pequeninos aos mais velhos. Assim nos possa acompanhar muitos anos mais.